Educação: Inscrições para o Fies do 2º semestre de 2016 já estão abertas

Inscrições para o Fies do 2º semestre de 2016 já estão abertas

Prazo vai até o dia 29 de junho. São disponibilizadas neste processo seletivo 75 mil vagas.

Do G1, em São Paulo

As inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies) na seleção do segundo semestre de 2016 já estão abertas. Os candidatos podem se inscrever pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br até o dia 29 de junho. São disponibilizadas neste processo seletivo 75 mil vagas, segundo o Ministério da Educação.

Antes de fazer a inscrição, o candidato deve consultar as vagas neste link . É possível fazer a busca por curso, instituição ou município. O sistema disponibiliza detalhes como grau (bacharelado, por exemplo), turno, conceito do curso, mensalidade para o Fies, número de vagas e nota de corte.

O número de vagas no Fies sofre queda desde 2015. Em 2014, foram financiados 732 mil contratos. Em 2015, o número de vagas caiu para 278 mil. No primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 147 mil vagas.

A seleção deste semestre vai inaugurar uma série de mudanças anunciadas no fim de março, pelo então ministro Aloizio Mercadante, com o objetivo de estimular a participação e diminuir a ociosidade no programa. O atual ministro Mendonça Filho vai manter as mudanças.

A partir deste semestre, o MEC vai adotar um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

Matéria completa

http://g1.globo.com/educacao/noticia/inscricoes-para-o-fies-do-2-semestre-de-2016-ja-estao-abertas.ghtml

Curta nossa página

programação

peça sua música

Icone Fone Peça sua música favorita!
Rua:João Barbosa Lima Nº 1026 , Centro - Cep: 62820-000 - Itaiçaba – CE Tel.:(88) 3410.1234 Icone Fone Acompanhe nossas redes sociais
facebook twitter youtube
webmail